top of page

Natal - Cidade do Sol

     Natal é um município brasileiro, capital do Estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 167,263 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (maior apenas que Vitória, capital do Espírito Santo), fazendo desta a sexta maior capital do país em densidade populacional, distando 2.227 quilômetros de Brasília, a capital federal.

     Fundada em 1599, às margens do Rio Potenji, a cidade é conhecida mundialmente e conta com importantes monumentos, parques e museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana e praias como Ponta Negra, Praia do Forte e dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), o Carnatal, as festas juninas e as comemorações natalinas. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, hoje localizada no município limítrofe de Parnamirim.

       A capital potiguar foi também uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014.

     De acordo com a estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, sua população é de 853.929 habitantes, sendo o décimo nono município mais populoso do país. Sua região metropolitana, formada por outros nove municípios do Rio Grande do Norte, possui uma população de quase 1,5 milhões de habitantes, formando a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste, a décima sexta maior do Brasil e a 388ª maior do mundo.

     O município possui seu território localizado dentro de um conjunto de quatro bacias hidrográficas, sendo a do Rio Potengi a maior delas, cobrindo 31,19% da área de Natal, seguido pela faixa litorânea oriental de escoamento difuso (30,9%) e pelas bacias dos rios Doce (23,43%) e Pirangi (15,3%). Dois importantes rios de Natal são o Potengi, que nasce no agreste do Rio Grande do Norte e percorre 176 quilômetros, desembocando no Oceano Atlântico, e o Jundiaí, afluente do Rio Potengi. Também se destaca o rio Pitimbu, que nasce no município de Macaíba, corta o bairro natalense de Pitimbu, na Zona Sul, e deságua na Lagoa do Jiqui, no município de Parnamirim. Outros rios que cortam a cidade são o Guariju e o Jaguaribe.

     O clima de Natal é o tropical chuvoso quente com verão seco, com temperatura média de 26°C, podendo chegar a 30°C no verão. No inverno essa média cai para 24°C. No entanto, estas condições são aliviadas por uma quase ausência de temperaturas extremas e ventos agradáveis ​​que sopram do oceano. A média de precipitação é de aproximadamente1 450 milímetros(mm) anuais, sendo que a maior parte desta chuva cai entre os meses de março a julho. Com aproximadamente três mil horas de insolação por ano, Natal possui o título de Cidade do Sol, já que, em alguns dias, o tempo ensolarado pode chegar a até quinze horas diárias. Segundo estudo feito pela NASA, o ar natalense é o mais puro de todo ocontinente americano. A umidade relativa do ar é alta durante o ano todo, com média de 77%.

 

Para mais informações acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal_(Rio_Grande_do_Norte)

Será um prazer recebê-los!!!

 24 a 26 de Setembro de 2014 

Apoio:

bottom of page